Histórico da Fundação

A História da Comunidade Católica dom de Deus está intimamente ligada a Obra do Acampamento Juvenil, pois foi por meio dele, e dos jovens que já haviam participado do Acampamento na Diocese de Petrópolis, que a Comunidade Católica dom de Deus pode tornar-se uma realidade. Dos encontros com os jovens, na possibilidade de realizar o AJ na Arquidiocese de Niterói, Deus foi unindo almas e vocações para a Futura Comunidade. Após a realização do 1º AJ em janeiro de 2002, esses mesmos jovens, se proporam a uma vida de maior entrega, oração e evangelização.

Em constantes vigílias ao Senhor, em retiros e encontros de formação, na missão já realizada, a Comunidade Católica dom de Deus foi surgindo do coração do mundo para o coração da Igreja. “Tomou-se a decisão de rezar e pedir ao bom Deus que nos guiasse à realização da Sua Santa Vontade.”

Foi em 22 de Julho de 2003, dia de Santa Maria Madalena, que nos foi falado pela primeira vez da proposta dos princípios de vida para a Comunidade e que nos foi dada a Cruz, temporariamente, para usarmos no peito.

No dia de finados, 2 de novembro de 2003, que nós decidimos a caminhar para a vontade de Deus, reunidos como irmãos, ouvimos o que Deus tinha a nos falar, por meio da carta fundante, trazida pelo Pe. Cláudio, que era então, o diretor espiritual que acompanhava o Acampamento Juvenil, desde o início em nossa arquidiocese.

Com um só coração, com os medos comuns, mas o ânimo de quem é sustentado por Deus, no carnaval de 2004, nós decidimos fazer um retiro com a Comunidade Eis o Cordeiro de Deus. Alojados no Seminário São José, casa de formação dos futuros sacerdotes da Arquidiocese de Niterói, vivemos uma experiência profunda de unidade espiritual, com o derramamento e efusão do Espírito Santo, onde nos sentimos acolhidos, amados, cuidados e, sobretudo, chamados por Deus para esta missão. Desse retiro em diante, Deus cuidou de confirmar nosso chamado, nossa vocação. Desse retiro em diante, tomamos posse do nosso chamado!

Em Outubro de 2004, fizemos nosso primeiro Reacampamento Juvenil, um retiro gerado à luz do carisma da Comunidade Católica dom de Deus, onde fizemos deste retiro o nosso “Fiat” pessoal para a vida consagrada que Deus nos chamava.

Na noite de 15 de Outubro de 2004, foi feita a primeira consagração diante do Santíssimo Sacramento. Os jovens com corações abertos e livres se consagravam a Deus por meio da Comunidade Católica dom de Deus. Num rito simples mais pleno de significado, nascia no dia de Santa Teresa e diante de Jesus Eucarístico, a Comunidade Católica dom de Deus.

Na nossa vivência, o desejo de melhor servir a Igreja é o ponto de partida da missão. De modo que mantemos uma relação íntima de obediência aos nossos superiores. Sob a benção e a autorização do então arcebispo de Niterói, dom Alano Maria Pena O.P., iniciamos nossa consagração com a mesma simplicidade de sempre e com o mesmo ardor.

historico-1

X