Carisma e Vida: O carisma dom de Deus para os dias de hoje.

Carisma e Vida

O carisma dom de Deus para os dias de hoje.

O carisma dom de Deus parte do princípio da verdade e do encontro. Proclamar a verdade em tempos de máscaras e mentiras é o maior desafio para qualquer ser humano. É desafiador expor a verdade de si mesmo porque, em tempos de Instagram, Facebook, Twitter e outras redes sociais, temos a inclinação de expressar apenas aquilo que as pessoas querem ver. Sejam com palavras bonitas, filtros em fotos, citações de pessoas que nem sabemos quem são ou não vivendo o que publicamos, o fazemos apenas porque achamos “bonitinho”. A transparência nos leva ao encontro de nós mesmos e do outro. É mais do que conversas em Whatsapp, o encontro promove a verdadeira dimensão do ser humano.

Desse modo, entender como o carisma se reflete em cada situação é a grande questão. Por exemplo, revelar ao outro a sua dignidade é uma necessidade primordial do tempo em que vivemos. Escolas e faculdades são lugares onde tudo está sendo relativizado e a essência de cada pessoa está deixando de ser procurada. Não se olha mais para a busca do encontro de si mesmo, mas apenas para realizar as suas próprias vontades e, como um ciclo vicioso, voltamos às máscaras e às mentiras, pois enfrentar os problemas é o que menos se quer nos tempos atuais. É muito mais “fácil” reproduzir, pra quem quer que seja, aquilo que é superficial. As pessoas estão cada vez mais presas em si mesmas e não se importam com os outros porque têm sede de se encontrar, acreditam que a melhor forma para que isso aconteça é criar personagens e ser protagonista do seu próprio show, alimentando um pensamento bem distorcido do que é sociedade.

O carisma dom de Deus é uma necessidade que a Igreja tem de gritar para o mundo: todos somos filhos de Deus! É a porta pela qual passa o reconhecimento de si. Em qualquer lugar do mundo, quando as pessoas querem respostas para os seus sofrimentos e dores, buscando formas para que sejam superados, na verdade, estão clamando pelo carisma dom de Deus. O encontro de Filipe com o Eunuco (At 8, 26-40) acontece para que a escritura seja explicada para aquele homem. Hoje, as explicações são para que as pessoas entendam o sentido da vida, que passa pela dor, passa pela cruz, mas não termina ali.

A necessidade da atualização do carisma possibilita ampliarmos o olhar para aquilo que é necessidade nossa, e assim, poder ajudar ao próximo em suas lutas e planos. É dar esperança ao outro a partir da nossa vida. É ser testemunho em primeiro lugar para que possamos entender o que o outro passa. Sair da ponta do iceberg para adentrarmos ao mais íntimo, ali encontrar o próprio Cristo e fazer com que o outro também se encontre e encontre Cristo dentro de si.

Felipe Ferreira – discípulo da Com. Católica dom de Deus

X