Nova catedral de Niterói – Una-se a essa obra de fé

Em todos os encontros realizados com nossas comunidades paroquiais ou até mesmo nas conversas mais informais com nossos amigos, sempre vem à tona uma mesma questão: por que estamos construindo uma nova Catedral em Niterói?

A resposta mais imediata, e mais simples, é: a atual Catedral São João Batista, apesar de histórica, linda e totalmente reformada recentemente, não comporta o grande número de fiéis que participam das grandes celebrações religiosas de nossa Arquidiocese. Esta é a mais pura realidade, o que pode ser interpretada de duas maneiras.

Por um lado, é muito gratificante contarmos sempre com um engajamento tão numeroso de fiéis nos eventos promovidos pela nossa Igreja. É um “bom problema” definitivamente. Por outro, é sempre muito difícil para todos nós a constatação de que não há um espaço adequado para a realização destas grandes celebrações em nossa Arquidiocese. Estes eventos, que habitualmente são realizadas em ginásios, galpões, locais abertos e desprotegidos, nos deixam sempre sujeitos às condições do tempo.

Não há a menor dúvida que este motivo, por si só, seria suficiente para construirmos uma nova casa, um novo espaço próprio e apropriado para os grandes encontros de Nossa Arquidiocese. E neste sentido, uma nova catedral com capacidade para comportar 5.000 pessoas confortavelmente vem resolver plenamente esta relevante necessidade.

X