Como ser pai a exemplo de São José nos dias de hoje?

O  Mês de agosto  é muito especial  para a Igreja, pois é o mês das vocações.

No segundo domingo celebramos a semana da família, na pessoa do pai, figura esta que tem grande importância na vida da humanidade que tem por primeiro Deus como pai, é desse Deus deriva toda paternidade.

Os pais devem considerar seus filhos como filhos de Deus e respeitá-los como pessoas humanas. Educar os filhos no cumprimento da Lei de Deus, mostrando-se eles mesmos obedientes a vontade do Pai do Céus.” (CIC- 2222).

Não podemos falar de pai sem falarmos de São José, homem justo que soube ouvir a Deus, como nos narra o Evangelho de Mt 1, 19s.

Assim todos nós homens criados a imagem e semelhança de Deus somos chamados a assumir essa paternidade.

E aqui quero manifestar a minha alegria de ter recebido de Deus não só um filho, mas quatro filhos, que são a manifestação do amor de Deus por mim, responsabilidade quadruplicada em educá-los neste mundo de valores tão invertidos.

Os filhos devem crescer numa justa liberdade diante dos bens materiais, adotando um estilo de vida simples e austera, convencidos de que “o homem vale mais pelo que é do que pelo que tem” (Familiares Consortio).

Muitas vezes queremos dar aos nossos filhos aquilo que não tivemos. O bem material é uma consequência do bem essencial que é o amor e a educação que devemos dedicar a eles. Pois, como também já dizia o psiquiatra e psicoterapeuta Içami Tiba “Quem ama, educa!”. Infelizmente, vivemos em uma sociedade que só valoriza o material, e que esquece dos valores morais, éticos e cristãos. Em consequência disso vemos crianças e adolescentes que pensam em ter sempre mais, e com isso se tornam jovens e adultos com inclinações ao egoísmo, desequilíbrio e a corrupção.

Precisamos enquanto pais pensar que, a melhor educação que devemos oferecer aos nossos filhos é aquela que tem sua base nos valores do Evangelho. Somente assim conseguiremos cumprir, com a Graça de Deus, a missão que Ele nos confia.

Que o Senhor nos ajude amar e educar nossos filhos da mesma forma que São José fez com Jesus.

Gilnei Cutrim, consagrado  da Comunidade Católica dom de Deus

X